Saiba como identificar um sorvete descongelado

Postado dia 5 de fevereiro de 2014 às 15:15 em 3 comentários

Sorvete é uma delícia. Quando alguém decide consumi-lo, espera um produto gostoso, que derrete na boca e deixa sempre o gostinho de quero mais. Por isso, é preciso pensar bem e conhecer o verdadeiro sabor do sorvete. Nós damos algumas dicas sobre o consumo:

– Observe a cremosidade, a consistência firme e a textura macia;

– O sorvete deve possuir uma cor natural que lembre o nome do sabor do sorvete;

– Sabores de frutas devem conter suco ou pedaços de fruta;

– E o principal problema: Verifique se há formação de grandes cristais de gelo. Significa que o sorvete foi descongelado. O que altera as características originais do produto.

Cerca de 50% do gelado é composto de ar e quando este descongela, o ar sai, fazendo com que a consistência e o volume sejam alterados. Ou seja, os ingredientes se separam. Uma vez descongelado, mesmo que seja levado ao freezer novamente, o sorvete perde o sabor e a aparência característica e torna-se impróprio para o consumo.

Causas do descongelamento

Há inúmeras situações em que o sorvete pode ter sofrido alterações, desde a organização do posto de vendas até o armazenamento do consumidor final. Os principais problemas que causam o descongelamento dos sorvetes estão relacionados com a temperatura do freezer, queda de energia no local, e desligamento dos equipamentos à noite. Ou ainda, os sorvetes encontrados descongelados nas prateleiras dos mercados podem ter sido pegos por outros consumidores na hora das compras, antes de outros produtos, e ao chegarem ao caixa, os clientes notam o descongelamento e substituem o pote, colocando o descongelado novamente no freezer.

A transformação também pode acontecer no momento do abastecimento do freezer pelo estabelecimento, se o produto ficou muito tempo fora do freezer antes de armazenar, sofrerá alterações.

Como reconhecer sorvete descongelado

O sorvete descongelado pode ser reconhecido visualmente, e por isso a importância de potes transparentes como os da Paviloche. Assim, observe antes de adquirir o produto se ele possui camadas diferentes. O descongelamento faz com que o sorvete forme uma camada de água no fundo do pote.


Por cima do pote, fica um pouco mais difícil o reconhecimento do descongelamento, mas não é impossível. A textura é diferente, chega a ficar esfarelado e com grandes cristais de gelo.

Sorvete de morango descongelado à esquerda e à direita como deve ser consumido

Observe o fundo dos potes antes de comprá-los e, caso você não tenha visto antes, a recomendação é que volte ao revendedor e faça a troca. Caso não consiga, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Para saber como reconhecer sorvetes descongelados, veja mais fotos no Facebook.

3 Comentários para Saiba como identificar um sorvete descongelado

  1. Italo Andolfato de Moura disse:

    O problema está nas grandes redes de supermercados, como Condor, Muffato, Angeloni, Carrefour, entre outros, eles não tem preocupação em manter os sorvetes congelados, vendem quase sempre produtos que passaram por descongelamento ou estão com um a temperatura de armazenamento alta. Nessa hora o fabricante tem que fazer alguma coisa…

  2. Willian Rochadel disse:

    Ótima dica, é horrível pegar um sorvete com pedaços de gelo.

  3. Adriana disse:

    Oi
    Adorei essa informação com imagens,vou passar para o máximo de contatos possíveis.

    Tenham uma ótima tarde.

    Adri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

2017 © Blog Meu Momento Feliz
A2C